PE das Fontes do Ipiranga
SP

estatísticas da área

Espécies registradas::
209
Espécies com foto:
208
Espécies com som:
65
Total de registros:
7835
Total de fotos:
7701
Total de sons:
134

primeiros registros fotográficos

bico-de-lacre
Sabrina Pessoa
azulão
Carlos Kodama
topetinho-vermelho
Luís Roberto da Silva
periquito-de-encontro-amarelo
Marcos Antonio de Andrade

primeiros registros sonoros

rabo-branco-acanelado
Luís Roberto da Silva
gavião-pega-macaco
Pedro Augusto F.
periquitão
Horacio Garcia
urubu-preto
Luís Roberto da Silva
tico-tico
Luís Roberto da Silva
Áreas de Observação

Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

O Parque Estadual Fontes do Ipiranga ou PEFI foi criado em 12 de agosto de 1991 pelo Decreto lei estadual 52.281 e está localizado no município de São Paulo (SP), Brasil. O parque também é conhecido como Parque do Estado. No complexo está localizado o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico, o Parque de Ciência e Tecnologia da USP e o Observatório de São Paulo. É uma área na qual ainda se encontra vegetação remanescente de Mata Atlântica no município de São Paulo. Estende-se por 526 hectares. Endereço: Avenida Miguel Estéfno, 3031 - Saúde - São Paulo - SP Telefone: (11) 5067 6000

História

O parque surgiu no final do século XIX com a desapropriação, pelo governo do estado, das fazendas de café da região. A desapropriação foi motivada pela abundância de água existente no local. A riqueza hídrica encontrada serviria ao abastecimento da região sul da capital paulista. Mas, a partir da década de 1920, a cidade passou a crescer muito e a água do parque não seria mais suficiente. Conseqüentemente, o parque foi dividido em áreas destinadas à competência de órgãos do governo estadual. Na década de 1950 foi construída a avenida Miguel Stéfano para melhorar o deslocamento no interior do parque. A região possui importância histórica considerável, pois que abriga as nascentes do riacho Ipiranga, às margens do qual a Independência do Brasil foi declarada.

Infra-estrutura

Possui Restaurante, banheiros e bebedouros.

Alguns locais são abertos à visitação pública: Jardim Botânico (aberto ao público); Instituto de Botânica de São Paulo (aberto ao público); Instituto Geológico (aberto ao público); Fundação Zoológico (aberto ao público); Parque de Ciência e Tecnologia da USP (aberto ao público); Observatório de São Paulo (aberto ao público); Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento; Centro de esportes, cultura e lazer (aberto ao público); Centro de logística de exportação; Centro de exposições Imigrantes; Hospital da Água Funda.

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências

- Site Wikipédia. http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Estadual_Fontes_do_Ipiranga. Acesso em 28/01/2014.